COMO UM DETETIVE PARTICULAR OBTÉM PROVAS?

COMO UM DETETIVE PARTICULAR OBTÉM PROVAS

Os detetives particulares são profissionais que atuam na resolução de diferentes casos para empresas ou pessoas e estão presentes no Brasil desde meados de 1950. A profissão vem ganhando mercado a cada geração e hoje é vista como uma das mais promissoras e importantes na sociedade, tendo auxiliado na resolução de crimes, adultérios, desaparecimentos, fraudes e outros casos ao longo da história. Muitas pessoas têm grande fascínio pelos detetives, principalmente pelo fato destes profissionais terem virado grandes personagens do mundo dos quadrinhos e do cinema, como Sherlock Holmes e seu amigo Dr. Watson.

COMO O DETETIVE OBTÉM AS PROVAS?

O detetive particular dispõe de alguns equipamentos que auxiliam o seu trabalho no momento de investigar e conseguir as provas necessárias para resolver o caso para o qual foi contratado.

  1. Máquinas fotográficas

Os profissionais desta área utilizam câmeras fotográficas de última geração com o intuito de captar imagens de flagrantes ou situações diversas que possam comprovar as suspeitas de seus contratantes.

  1. Veículos para rastreio

Os detetives particulares fazem uso de veículos que permitem sua locomoção para lugares estratégicos e auxiliam-nos nos momentos de seguir uma pessoa suspeita.

  1. Câmeras de segurança

Parecidas com as táticas das câmeras fotográficas, os detetives têm à disposição câmeras de segurança que são instaladas nos locais apresentados pelos seus clientes, a fim de flagrar situações de adultério, fraudes, roubos, desvio de verbas e afins.

  1. GPS

Os GPS (Sistema de Posicionamento Global) são utilizados para serem colocados em veículos de suspeitos a fim de monitorar em tempo real seus passos. Com isso, o detetive consegue saber em quais lugares a pessoa esteve, quais os horários em que ela visitou esses locais e quanto tempo permaneceu em cada lugar.

  1. Escutas de rádio

As escutas de rádio são colocadas em veículos, salas, quartos, escritórios e afins com o intuito de gravar as conversas das pessoas suspeitas.

  1. Câmeras de gravação

Assim como as máquinas fotográficas, as câmeras de gravação são utilizadas pelos detetives particulares para gravar situações de flagrantes, sejam elas de adultério, fraude, roubo, desvios financeiros, entre outros.

  1. Softwares de monitoramento virtual

Os softwares de monitoramento virtual são programas discretamente instalados em computadores, tablets e celulares que têm como objetivo monitorar em tempo real as conversas e ligações realizadas pelas pessoas que utilizam estes aparelhos.

PRINCIPAIS MÉTODOS PARA A OBTENÇÃO DAS PROVAS

O trabalho do detetive é realizado em algumas etapas que são essenciais para garantir o sucesso das investigações. Em um primeiro momento, o profissional coleta todas as informações sobre os suspeitos envolvidos no caso, como nomes, endereços, horários de trabalho, lugares mais frequentados, amigos mais próximos, veículos utilizados e afins. Após essa etapa inicial, realizada diretamente com o cliente, o detetive dá início às suas investigações, seguindo alguns métodos.

  1. Observação

Um bom detetive é extremamente observador. Sendo assim, a rotina deste profissional consiste em se estabelecer em lugares estratégicos que garantam a ele uma boa visão da situação suspeita. Com isso, ele pode observar e anotar todas as movimentações das pessoas que estão sendo investigadas.

  1. Fotografia e filmagem

Junto da observação, vêm os métodos de fotografia e filmagem, que são efetuados quando o detetive detecta uma atitude suspeita por parte dos investigados ou consegue pegar um flagrante.

  1. Monitoramento 24 horas

Os detetives costumam monitorar o tempo todo as pessoas ou situações que estão sendo investigadas, por meio de GPS ou softwares de monitoramento virtual, com o intuito de reunir o máximo possível de provas para solucionar o caso.

  1. Disfarce e perseguição

Umas das maiores habilidades de um detetive particular deve ser sua capacidade de se disfarçar perante a multidão a fim de observar as pessoas que estão sendo investigadas. Com isso, os profissionais desta área passam horas em campana, apenas observando os movimentos da pessoa e as situações nas quais ela está inserida. Além disso, eles seguem os investigados para monitorar seus passos, anotando todos os lugares visitados, as pessoas com quem eles entraram em contato e os horários em que isto aconteceu.

RESOLUÇÃO DO CASO

Após reunir todas as provas encontradas e realizar um relatório completo sobre as situações investigadas, os detetives particulares encontram-se com seus clientes a fim de lhes apresentar estes documentos.

CONCLUSÃO

A carreira de detetive particular encontra-se muito promissora no mercado atual, porém, é extremamente relevante ressaltar que, para se tornar um profissional qualificado na área, não basta apenas possuir aptidões; é necessário se especializar com cursos específicos do setor.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp