Como se proteger de golpes em apps de relacionamento?

Como-se-proteger-de-golpes-em-apps-de-relacionamento

Tinder, Bumble, Badoo e Facebook Namoro são alguns dos aplicativos utilizados por pessoas que estão em busca de amor, amizade ou simplesmente conhecer gente nova. Mas nem todo mundo que usa essas plataformas são realmente quem dizem ser. Com a popularização delas, inclusive, há cada vez mais casos de golpes em apps de relacionamento.

Golpes em apps de relacionamento: descubra como funcionam

Atualmente, milhares de pessoas se tornam ativas todos os dias em aplicativos destinados a conhecer pessoas novas. Isso se intensificou ainda mais por conta da pandemia, mas ao mesmo tempo levou os golpistas a aproveitarem para tentar enganar seus usuários com diferentes técnicas obscuras. Para tanto, eles podem usar informações pessoais roubadas ou criar uma identidade fictícia para atingir as vítimas e se apresentar como alguém que não são.

Embora existam diversos tipos de golpes em apps de relacionamento, na maioria dos casos os criminosos que cometem os golpes procuram fazer amizade com corações solitários e construir um relacionamento de confiança. Além disso, estudam os perfis de suas vítimas e coletam informações pessoais, como sua ocupação profissional, nível de renda e estilo de vida. Dessa forma, conseguem construir um perfil bastante detalhado.

Uma das modalidades mais comuns é a do golpista que manipula emocionalmente sua vítima para lhe enviar dinheiro, presentes ou informações pessoais. Outro tipo de golpe em apps de relacionamento que infelizmente acontece bastante é o sextortion. 

Esses casos geralmente começam como um relacionamento normal entre duas pessoas que estão se conhecendo até que em determinado momento o golpista faz chantagens, ameaçando expor fotos ou vídeos íntimos da vítima.

Independentemente de qual a estratégia usada pelo criminoso, normalmente todos eles se aproveitam para enganar pessoas que estão em um momento fragilizado, simplesmente procurando uma conexão significativa nas plataformas.

Como-se-proteger-de-golpes-em-apps-de-relacionamento

E como evitar cair em um golpe em apps de relacionamento?

A melhor arma para combater qualquer tipo de fraude é a descrença. Se algo parece bom demais para ser verdade, geralmente é. Se você conhecer alguém que depois de pouco tempo já começa a expressar sentimentos muito profundos sobre você e pede para continuar conversando fora do aplicativo, cuidado. O fato de querer sair da plataforma em que se conheceram deve ser suficiente para estar alerta.

Desconfie se notar certas inconsistências entre o que a pessoa diz e o que você vê em seu perfil de namoro ou em outras redes sociais. Da mesma forma, desconfie também de alguém que sempre tem uma desculpa para não fazer uma chamada de vídeo ou para não vê-lo pessoalmente.

Além disso, nunca compartilhe com a pessoa que está conhecendo, principalmente se não a conhece há muito tempo e/ou pessoalmente, informações que possam comprometê-lo, como fotos ou vídeos.

Outro ponto importante para se proteger de golpes em apps de relacionamento, é nunca enviar dinheiro. É comum que depois de algumas semanas ou meses, após ter estabelecido uma certa confiança, a pessoa que você conhece lhe conte uma história muito bem elaborada que termina com um pedido de dinheiro, envio de um presente ou algo semelhante. Todo cuidado é pouco nessas horas.

Aqui, vale ressaltar ainda, que se você decidiu se encontrar com alguém que conheceu online, nunca é demais avisar algum familiar ou amigo sobre esse encontro. Deixe alguém ciente sobre todas as informações possíveis sobre a pessoa, além do local, horário e que horas você volta. 

Conte com a Elite Detetives!

Caso você já esteja muito envolvido com alguém que conheceu em uma dessas plataformas, uma maneira de se proteger de golpes em apps de relacionamento é contratando um detetive particular. Esse profissional poderá realizar uma investigação completa para descobrir se você está sendo vítima de catfish. Portanto, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives para saber mais sobre os nossos serviços!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp