7 cuidados que você precisa ter com seus filhos adolescentes

Ser pai ou mãe é algo que muitas pessoas desejam ou se apaixonam profundamente quando tem essa oportunidade. Porém, nem tudo são flores, há diversos desafios que a paternidade traz, seja por condições financeiras, problemas de saúde ou comportamento dos próprios filhos em qualquer fase da vida. Mas a fase mais desafiadora para quem tem o papel de educar os filhos é a adolescência. Um período de descobertas, no qual, os hormônios estão à flor da pele e a vontade de experimentar coisas novas e se libertar é grande. Essas coisas podem enlouquecer qualquer pai ou mãe, que muitas vezes não sabem como lidar com os adolescentes. Em uma fase tão delicada da vida, é importante não descuidar da educação dos filhos, para que não cometam atitudes que possam colocá-los em risco ou prejudicá-los pelo resto da vida. Pensando nisso, confira alguns cuidados essenciais para ter com os adolescentes:

Observar suas atitudes

É preciso observar as atitudes de seus filhos, se atentando aos lugares que ele vai, quanto tempo demora fora de casa, com quem costuma ficar, assim como, reparar na expressão, aparência ou comportamentos estranhos. Caso levante suspeitas, uma dica é procurar um detetive particular para tirar a história a limpo e garantir a segurança de seu filho.

Conhecer a vida de seu filho

Conheça os seus hábitos, saiba da sua rotina no dia a dia e quem são os seus amigos, pessoas que ele gosta e confia. Além disso, saiba como é seu comportamento na escola, como se relaciona e quais suas preferências. Assim, caso ele aja diferente em algum momento, poderá entender se está com algum problema e ajudá-lo.

Ter uma comunicação aberta e de confiança

Muitos pais cometem o erro de se afastar de seus filhos nessa fase da vida. Contudo, essa é não uma boa alternativa, pois é o momento que eles mais precisam dos pais. Converse abertamente com seu filho, deixe ele desabafar com você e o ajude a solucionar problemas comuns da idade. Além disso, converse sobre experiências suas também e esclareça tabus, assim, vocês constroem uma relação de confiança, que perdura por toda a vida.

Tratá-los de acordo com a idade

O ideal é não subestimar e nem superestimar a idade de seu filho. Ou seja, não o trate como se fosse criança, explicando coisas óbvias sem necessidade, assim como, não deve trata-lo como se fosse adulto e já fosse capaz de tomar suas decisões sozinho. A adolescência está entre essas duas fases, portanto, os pais devem ter uma comunicação que seja adequada a esse período.

Respeitar as condições da idade

A fase da adolescência é marcada por diversas mudanças de comportamentais, físicas e sentimentais que ocorrem com o jovem. Assim, ele passa por inúmeros conflitos e, por não ter tanta maturidade, lida com problemas pequenos de forma um tanto exagerada. É comum na puberdade passar por conflitos existenciais, ter desequilíbrio emocional, não aceitar conselhos de mais velhos, querer ficar mais tempo com os amigos, dentre outras coisas que dificultam o relacionamento com o mesmo. Por isso, cabe aos pais saber separar o que são problemas da idade ou de indisciplina, assim, é possível saber qual é a hora de conversar, qual é a hora de brigar ou deixar que o jovem descubra uma solução sozinho.

Evitar cobranças excessivas

Complementando o tópico anterior, é válido tomar cuidado com as cobranças. Exigir atitudes que não são próprias da idade ou exigir uma reação imediata para determinadas coisas pode fazer o jovem se afastar ou sobrecarregá-lo mentalmente, prejudicando a sua autoestima. Compreenda os seus limites, para saber o que exigir dele em determinado momento.

Entender que os tempos são outros

É comum que os pais queiram educar seus filhos com a mesma educação que receberam. Contudo, nem todos os métodos vão funcionar da mesma forma. Com a era digital, os jovens tem mais acesso a informação e autonomia para fazer as coisas. Desta forma, é preciso se adequar aos tempos atuais, sem deixar de lado a importância de uma boa educação. Quanto mais você estiver próximo de seus filhos e saber o que se passa com eles, mais você poderá garantir uma educação primorosa, que formará um excelente adulto no futuro.

Related Post

  • Nós te Ligamos

    Mande um Whatsapp