O detetive particular e o setor empresarial

Quando pensamos em detetives particulares ou investigadores pensamos logo nas figuras clássicas evocadas pelos filmes hollywoodianos, sempre em busca de pessoas e de tramas rocambolescas onde os dramas particulares dão abertura conspirações em níveis internacionais, senão mundiais.

No entanto, o serviço do detetive é ao mesmo tempo mais simples e bem mais trabalhoso: o de reunir dados para que a pessoa ou entidade contratante possa ter informações necessárias para tomar decisões perante alguma crise ou mesmo sobre como proceder de maneira cotidiana. Assim o objetivo do detetive particular, ao contrário do detetive policial não é combater o crime, e sim reunir subsídios pertinentes para a tomada serem realizadas deliberações fundamentadas e mais adequadas

Tradição

Claro que ainda existe o nicho bastante vivo no imaginário popular de investigação de adultérios: colocar um espião no encalço do cônjuge em busca de provas de infidelidade á algo que acompanha a profissão deste seu início. Algumas vezes por ciúme, mas também para coletar dados relevantes para divórcios mais vantajosos ou anulação de casamento, e ainda mais, saber do potencial financeira do investigado como forma de avaliar valores de pensão alimentícia, acordos pré-nupciais e outros tipos de informações ligas a vantagem em um processo de separação litigioso ou não.

A coleta de dados profissional compreende um mercado de dossiês que abrange as mais diversas temáticas e servem predominantemente a entidades como empresas e companhias particulares, área em expansão. Esses dossiês também servem de elementos de decisão e de análise da esfera política, e embora alguns resultem em esses dossiês que podem vezes provocar escândalos dignos das páginas da imprensa marrom, esse tipo de documento pode também ser elaborado como forma de entender com quem se negocia e como se negocia. Saber como seu cliente ou o representante de uma empresa pensa não é algo ilegal, desde que tal conhecimento seja adquirido de maneira lícita, e pode trazer grande vantagem no momento de uma negociação, licitação ou prospecção de clientes.

Inovação

Grande parte da demanda pela busca de informações sistematizadas pelo detetive particular provém de escritórios de advocacia, que podem estar em busca de indivíduos que fazer parte de processos judicias, mas que têm seu paradeiro desconhecido, condição que atrasa o andamento de ações no mais variados campos do direito. Convém lembrar que se a busca de informações incorrerem em atos ilegais o advogado será também culpado pelo crime.

Essa procura por métodos escusos de busca de dados executado por profissionais inescrupulosos ainda se mostra algo bastante presente.

Com isso em mente, diversas empresas de investigação também vieram a se especializar em assessorar companhias brasileiras no setor da contraespionagem, buscando impedir que o fluxo ilegal ou imoral de informações venha a se tornar um problema para a saúde de suas respectivas empresas. Sobretudo os setores serem as vítimas costumeiras são as áreas de marketing e planejamento.

Temendo os efeitos prejudiciais econômicos que o vazamento de informações pode provocar, muitas corporações buscam contratar o serviço de consultorias impedir que a venda de dados sigilosos aconteça de modo desenfreado. Escutas, grampos telefônicos e outros gadgets de filmes de espionagem aparecem aqui sem serem peças de ficção policial ou científica.  Para combater esse tipo de prática no qual vários recursos são utilizados, desde de a investigação e criação de dossiês sobre os membros chaves em reuniões, como também a s chamadas sala antigrampo onde as atividades magnéticas como gravadores, celulares ou microfones são inviáveis.

Related Post