ESPIONAGEM INDUSTRIAL – A FINAL O QUE É?

ESPIONAGEM INDUSTRIAL - A FINAL O QUE É?

Todos sabem como o mercado hoje em dia é competitivo. O lançamento de produtos novos, novas estratégias de administração e marketing, técnicas de produção, entre outras coisas podem ser alvos potenciais de espionagem industrial. Mas o que vem a ser a espionagem industrial? A espionagem industrial acontece quando uma empresa concorrente se utiliza de meios ilícitos para adquirir informações confidenciais sem a permissão da outra empresa. O objetivo de tal ato é obter algum tipo de vantagem em relação à outra empresa. Esse tipo prática surge do estado de competitividade entre empresas dos mais variados segmentos. Não existe um segmento determinado de negócios que seja alvo de espionagem, tanto uma indústria de brinquedos quanto uma de armas está sujeita a isso, basta que exista um concorrente de má fé.

COMO SE FAZ?

Inúmeras ferramentas podem ser usadas para a espionagem industrial. O mais usual é a investigação do lixo da empresa, o interesse no lixo da empresa está no fato de que algum funcionário possa ter deitado ao lixo alguma informação relevante, também podem-se fazer escutas telefônicas, fotografias de documentos confidenciais entre outros. Para se conseguir tais informações infiltra-se um funcionário dentro da empresa alvo ou até mesmo pode-se subornar um funcionário. Hoje em dia, em nossa era digital, existem recursos como os malwares,  spywares, trojans, key loggers, que são vírus de computador que servem tanto para sabotagem de computadores como para acesso remoto de informações, como senhas por exemplo. E em muitos é contratado um detetive particular para atuar como espião industrial Na Elite Detetives você tem o serviço de Contra Inteligência e Investigação Empresarial, nos quais trabalhamos com equipados especiais para tais casos. Na investigação empresarial podemos, entre outras coisas, investigar funcionários, desvios de estoque e roubo de informações. Nossa investigação tem por objetivo levantamento de provas para fins judiciais, através de áudio vídeo e relatórios. O nosso serviço de contra inteligência utiliza os melhores equipamentos do mercado internacional tais como equipamentos para encontrar escutas ambientais, micro escuta espiã. Também atuamos em casos em que o cliente é seguido ou extorquido.

ALGUMAS DICAS.

Muitas das informações vazadas de dentro da empresa vêm de funcionários insatisfeitos ou desleixados, portanto tenha cuidado com o que é jogado no lixo, cheque sempre as referências na hora de contratar serviços como técnicos em telecomunicações, informática, manutenção de equipamentos, técnicos de sistemas de alarmes e até mesmo profissionais da limpeza. Outra precaução importante é limitar o acesso de estranhos aos computadores, apague discos antes de se desfazer deles, caso haja algum computador que não sendo utilizado na empresa desligue-o da rede e não fale sobre seu sistema de segurança para estranhos. Tomando esses cuidados serão menores as chances de sua empresa ser vítima de espionagem industrial.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp